domingo, 28 de Abril de 2024  21:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-02-2009

Ave de rapina mais comum em toda a Europa


Anadia - Águia-de-asa-redonda regressa ao habitat natural

Uma águia-de-asa-redonda foi, na última quinta-feira, devolvida ao habitat natural na zona do Pereiro, em Avelãs de Cima. A operação esteve a cargo do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela onde, nos últimos cinco meses, este macho esteve a recuperar de uma fractura numa asa, provocada por um tiro.

Baptizado de "Pereiro" momentos antes da libertação, a águia-de-asa-redonda teve como madrinha Vanda Póvoa, administradora das Caves Castelar, que aceitou o convite já que esta empresa, com sede em Avelãs de Caminho, acaba de lançar no mercado uma edição limitada de 150 garrafas, de 1,5 litros, de um vinho tinto Bairrada 2000, cujo rótulo apresenta uma águia desta espécie, revertendo parte da venda das garrafas a favor do CERVAS.

A JB Vanda Póvoa revelou ser habitual a empresa associar-se a iniciativas do género, pelo que acederam ao convite, apadrinhando este animal.

A ave, com cerca de 600 gramas de peso, foi recolhida pelo SEPNA, da GNR, na freguesia de Paredes do Bairro, em Agosto de 2008. Na altura, ainda juvenil, a ave de rapina apresentava uma fractura numa asa que coincidia com um tiro, tendo permanecido estes meses em cativeiro até recuperar totalmente do ferimento.

Embora seja uma espécie que não está em perigo de extinção, os acidentes com estes animais (tiros, atropelamentos, cativeiro ilegal, incêndios florestais, electrocussões) são frequentes. Só no último ano o CERVAS recolheu oito animais do distrito de Aveiro.

A escolha do Pereiro, na freguesia de Avelãs de Cima, para a libertação da águia, prende-se com o facto da espécie nidificar nesta zona, assim como se trata de um local onde estas águias encontram alimento fácil, já que existem vários campos agrícolas.

Associaram-se a esta iniciativa a Câmara Municipal de Anadia, Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, Associação de Caça e Pesca do Pereiro e ainda as Escolas Básicas do Pereiro e de Avelãs de Caminho, o Jardim-de-Infância do Pereiro, assim como o Colégio Nossa Senhora da Assunção, onde elementos do CERVAS (o estagiário José Póvoa, do Pereiro e Ricardo Brandão, veterinário) levaram a cabo, na quinta e na sexta-feira, palestras que serviram para sensibilizar as crianças e os professores para a questão da recuperação de animais selvagens.

Águia de asa redonda. Ave de rapina mais comum em toda a Europa. Ocupa todo o tipo de habitat onde haja árvores e terrenos abertos. Em liberdade pode viver cinco a seis anos e em cativeiro perto de 10 anos. A sua dieta baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente ratos e coelhos. Completam a alimentação com lagomorfos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. Caçam normalmente desde um poiso, mas também em voo sobre terrenos abertos e até caminhando pelo solo.

Catarina Cerca

Catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®